As melhores dicas para praticar inglês

Se você já estudou inglês algumas vezes, mas nunca atingiu a tão sonhada fluência no idioma, então precisa ler esse post e seguir as nossas dicas para praticar inglês. Falar como um nativo em inglês é o sonho de muita gente, mas às vezes parece uma realidade muito distante. A verdade é que com um pouco de esforço e muita prática é possível aprender em um período razoável de tempo. Eu decidi estudar o idioma há uns bons anos atrás durante a minha adolescência e desde então eu me comunico em inglês com facilidade. O importante é lembrar de praticar inglês no seu dia a dia, muito além da sala de aula, pois é isso que vai garantir que você ganhe fluência na língua! Confira as minha dicas abaixo e descubra o quão rápido as suas habilidades em inglês vão melhorar.

 

1. Assista muitos filmes e séries

Eu sempre gostei muito de assistir seriados americanos, mas foi só quando comecei a ver séries sem legenda que eu percebi o quanto desenvolvi a minha capacidade de compreensão do idioma. Eu comecei a reconhecer várias palavras, melhorei a minha pronúncia e descobri outras formas de usar o mesmo vocabulário em diferentes contextos. Se você começar a fazer isso não vai entender todos os diálogos de cara  – isso é normal! O importante é não desanimar, pois com o passar do tempo você vai acabar se acostumando com a língua.

Comece com algo leve e fácil, como uma comédia, e com o tempo passe para tramas mais complexas, como um filme de drama ou ficção científica. Assistir filmes e seriados com legenda em inglês também é uma boa ideia, pois ler os diálogos ajudará você a gravar a grafia das palavras mais facilmente e  reduzirá o risco de não compreender as falas. 

 

praticar inglês assistindo tv
Assistir seriados e filmes é uma ótima forma de praticar inglês!

 

2. Traduza áudios e músicas em inglês

Com que frequência você escuta música em inglês? Um exercício que ajudou muito a desenvolver a minha compreensão da língua e aumentou o meu vocabulário foi pegar um papel e uma caneta e escrever todas as palavras que eu conseguia entender enquanto escutava uma música ou um podcast. Quanto mais eu escutava, mais eu começava a reconhecer as palavras. Você vai ver que às vezes só vai entender uma frase ou expressão na terceira tentativa, depois de escutar algumas vezes o mesmo áudio, mas esse exercício é maravilhoso para acostumar o seu cérebro e o seu ouvido com o novo idioma.

 

pradicar inglês ouvido podcast
Traduzir músicas e áudios é uma das melhores formas de praticar inglês.

COMO ESTÁ O SEU INGLÊS? FAÇA O NOSSO TESTE E DESCUBRA JÁ!


3. Leia livros, blogs e notícias em inglês

Eu sempre gostei de ler sobre viagem e moda na internet, então quando eu comecei a estudar o idioma eu resolvi começar a ler sobre estes tópicos em inglês. Crie o hábito de ler livros e matérias em inglês – leia pelo menos um artigo de revista, jornal ou blog por dia. Tente ler também ao menos um livro por mês, pois assim você estará em contato com a língua todos os dias, o que vai ajudar a melhorar muito a sua capacidade de ler e escrever em inglês, além de enriquecer o seu vocabulário.

praticar inglês lendo livros
Ler livros em inglês irá enriquecer o seu vocabulário.

 

4. Não se preocupe demais com a gramática

A gramática é muito importante, eu não estou dizendo que você deve ignorá-la, mas às vezes quando as pessoas estão aprendendo inglês elas querem memorizar todas as regras gramaticais e ficam se prendendo a detalhes que não fazem uma grande diferença na hora de ter um diálogo. Na verdade, muitas vezes nem os nativos no idioma sabem todas regras. Tenha em mente que o mais importante para ser fluente em inglês é conseguir se comunicar bem. Então pratique a fala mesmo que você não tenha memorizado o livro de gramática de ponta a ponta.

praticar inglês - gramática
Estudar a gramática é importante, mas se prenda muito a detalhes.

 

5. Converse muito com estrangeiros

Mesmo antes de estudar no exterior eu tive contato com estrangeiros na minha cidade natal e comecei a conversar com eles em inglês. Essa foi a primeira vez na vida em que eu me dei conta de que eu conseguia me comunicar em outra língua. É incrível o quão longe você consegue chegar praticando um pouco todos os dias. Entre em contato com estrangeiros tanto na sua cidade quanto no exterior, pois falar com eles é umas das melhores formas de praticar inglês. Além de testar a sua capacidade de se comunicar no idioma. 

É claro que estudar no exterior é a melhor forma de aprender uma nova língua. Passe alguns meses estudando em um país de língua inglesa e você irá praticar inglês todos os dias. Se um nativo ou até um estrangeiro entender você e vice versa, isso significa que você finalmente está dominando a língua! Bem vindo a um novo mundo em inglês cheio de experiências divertidas.

 

Practice English - Talk to locals
Conversar com os nativos é um ótimo jeito de praticar inglês e aprender mais sobre a cultura local.

 

Ainda não chegou lá? Então comece já a praticar. Você tem outras dicas para praticar inglês? Compartilhe conosco nos comentários.

Udostępnij to
Related Posts