Depoimento de intercâmbio dos nossos alunos Grasi e Luciano na Kaplan Londres

A Grasi e o Luciano adoram viajar e tem um blog de viagens onde contam todas as suas aventuras pelo mundo, o Tanaminharota. Hoje, eles vão contar um pouco como foi estudar pela segunda vez com a Kaplan, dessa vez em Londres. Confiram:

2018 foi o ano do nosso segundo intercâmbio! Nesse post vamos contar como é estudar na Kaplan Leicester Square, uma escola de inglês para alunos de mais de 25 anos. A experiência em território britânico foi excelente e inesquecível!
Viajar pra Londres era um desejo de muito tempo. Pelo segundo ano, poder utilizar as férias para estudar inglês e também passear pela terra da rainha foi a escolha certa. Já no primeiro dia, ao sair do metrô nas proximidades da escola, fomos surpreendidos pela beleza da região da Leicester Square. E quando chegamos na frente da escola: “Uau! Que prédio maravilhoso!”. Realmente, esse pequeno edifício de 4 andares é muito estiloso e a cara de Londres! 


Conteúdo relacionado: A #KaplanExperience da Grasi e do Luciano em Chicago


O primeiro dia na escola!

Era segunda-feira, e fomos direto para o 1º andar onde fica a recepção e administração da escola. Vimos pessoas de várias nacionalidades se apresentando a partir das 8h15. Todo mundo foi tirando uma fotinho pra carteirinha de estudante, mostrando o passaporte e a carta de confirmação de matrícula.

Secretaria da escola

Em seguida, toda a turma de novatos foi para o 4º andar em uma sala maior para as boas vindas do time da escola. Também era hora de partir para testes de gramática e conversação, informações gerais (dos horários, regras, dicas e coisas fundamentais, como a senha do wifi – haha). O time da Kaplan, super receptivo, foi se revezando pra explicar sobre cada tópico. Estavam lá professores e coordenadores, entre eles a Sabrina, Alice, Judit, Patricia, a Marie e outros.

Depois disso, pediram para que cada um dos alunos se apresentasse rapidamente. Era bem simples, apenas falar seu nome, de onde vem e por quanto tempo vai ficar na escola. Eu (Lu) falei assim: “My name is Luciano. I´m from Brazil. This is my second Kaplan Experience and I will study here for two weeks.” Nessa hora você vê que tem gente de vários lugares do mundo! Também começa a entender os sotaques da galera. Tem gente que não precisa nem terminar de falar você já pensa: Espanha, China, esse é brasileiro, etc.

Palavras do inglês britânico

Entregaram pra gente uma folha com um quiz de palavras britânicas. Sim, o inglês britânico tem algumas diferenças e é muito legal aprender isso. A gente já tinha assistido alguns vídeos no YouTube e lá confirmamos.

Sabia que eles chamam banheiro de “Loo”? E que o metrô é “Tube”? As diferenças parecem ser menores do que o português de Portugal para o do Brasil. De qualquer forma, é ouvindo e tentando utilizar algumas palavras no dia a dia que você vai se acostumando.

Teste de nivelamento

O primeiro dia é super importante, já que é nesse dia que será definida a turma que você vai cursar. Ou seja, não dá pra saber antes dessa data se você vai estudar pela manhã ou à tarde e nem qual o nível da turma.

A primeira parte é um teste escrito com tempo definido (pressão haha). São praticamente 50 questões em 50 minutos. Muita gente não consegue terminar no tempo correto – A Grasi, por exemplo, não conseguiu finalizar. Depois tem um teste oral que é feito através de um diálogo livre em dupla com um professor acompanhando e fazendo algumas perguntas para avaliar o nível da conversação. Terminando isso, já é hora do almoço e os alunos são liberados. O resultado sai no mesmo dia a tarde.


Conteúdo relacionado: Faça o teste de inglês da Kaplan: É gratuito, online e rápido


Primeiro dia de aulas - Terças-feiras

Aula pra valer começa no segundo dia, na terça-feira já com a turma/nível definido. Na entrada da escola tem um mural que indica qual é o número da sala e o nome do professor. Aí é só chegar.

mural de atividades
Você pode ver todas as aulas e os funcionários da escola em um mural

Como os cursos da Kaplan são contínuos, você entra em uma turma que já está em andamento. Ou seja, tem gente ali que já está estudando por 1 semana, duas e até meses.

Então os professores pedem para os novos alunos se apresentarem e vida que segue. Nas terças-feiras se inicia um tópico novo. É bem bacana, pois não se perde tempo. Já no início dessa primeira aula provavelmente haverá uma atividade em grupo que gera a integração e você já se sente em casa.

Espaços da escola

Além das salas de aula, a Kaplan London Leicester Square possui áreas de convivência e estudos. A mais frequentada é o café, que nos intervalos era o ponto de encontro de estudantes de todas as turmas. Ali tem máquina de café e chá, além de água. Nesses intervalos a gente sempre comprava um café (que custava apenas 1 libra) e enchia nossa garrafinha de água gratuitamente.

sala comum da escola

Ao lado do café tem uma sala (Computer Lab/Multimedia Centre) com vários computadores para quem deseja fazer pesquisas, etc. Outra sala bastante utilizada é o Study Centre, que possui uma estrutura bem legal para o estudante se manter em contato com o idioma. A escola disponibiliza vários livros para você levar se quiser ler fora do horário de aula.

Sala de estudos

Pontualidade britânica

Uma regra básica nesse país é pontualidade e na Kaplan não é diferente. Foi explicado que as aulas começam no horário determinado e que tolerância de atraso é de apenas 5 minutos. No nosso caso começavam todos os dias às 8h45. Chegando depois do limite de tolerância, só é permitida a entrada após o intervalo. Vimos isso acontecer alguns dias. Aí esses alunos utilizam os espaços como Café e o Study Centre para esperar, aguardar, ler, etc.

A aula acabava às 12h. Depois disso, a gente almoçava ali pela região e ia conhecer algum ponto de Londres.

Social Activities (Social Programme)

Marie era a pessoa responsável pelas atividades extraclasse da Kaplan Leicester Square. Além de possibilitar que você conheça lugares diferentes, é uma oportunidade legal para interagir com outros alunos e praticar inglês. Bastava olhar a programação e falar com a Marie para pegar dicas e comprar os ingressos. Ela estava praticamente todos os dias no andar da recepção e é uma simpatia de pessoa!

Atividades da escola
A Kaplan tem atividades extra classes todos os dias

 

São várias as opções de programação, que podem incluir: shows, teatros, musicais, passeios turísticos, eventos esportivos como jogos de futebol, tênis e outros.

Nós fizemos duas atividades que adoramos: a primeira delas foi um passeio de dia inteiro num final de semana . Saímos de Londres pela manhã e fomos até Windsor (uma cidade vizinha maravilhosa ), Stonehenge (patrimônio histórico com milhares de anos ) e Bath (uma cidade linda e impressionante).

Stonehenge
Stonehenge  é um dos destinos que você pode ir com a Kaplan

A segunda atividade que fizemos através da escola foi ir a um musical. Londres, assim como Nova York é repleta de atrações e são vários os musicais disponíveis. Nós assistimos o famoso Les Miserables (Os Miseráveis) e gostamos demais!

Links úteis:

As aulas

Aulas da Grasi

As turmas da Kaplan têm em média de 12 alunos, sendo que toda semana ela muda um pouco. Enquanto alguns alunos vão embora, outros novos entram na turma. No Intermediate, que era o meu nível, usávamos o livro muito pouco (assim como no Intermediate Low, que fiz em Chicago). A cada dia a teacher Bruna – que pra minha surpresa era brasileira – sempre levava algum material impresso. Havia muita conversação, interpretação de texto, de diálogos, de músicas. A gente não via a hora passar.

No meu último dia de aula fomos até um café pertinho da escola e foi ótimo! Assim tive mais tempo de conversar e interagir com os colegas que eram de várias partes do mundo, como: Arábia Saudita, Turquia, China, Colômbia, Espanha, Costa Rica, Chile, França, Itália, Coréia do Sul, Japão e é claro, do Brasil.

aula na Kaplan
As salas de aulas tem alunos de todos os lugares do mundo

A pergunta que não quer calar (que todos nos fazem): “Tinha muito brasileiro?”. Sim, sempre tem! Brasileiro é mato, como a gente falava, haha. Mas tem destinos como Dublin e cidades do Canadá que tem muito mais. E na minha turma, por exemplo, éramos só duas brasileiras.

Aulas do Luciano

A turma do avançado era muito boa! Todos conseguiam se comunicar bem, obviamente com seus sotaques. Na minha turma tinham duas meninas da China, uma da Tailândia, um Belga, um Espanhol, um da Coréia do Sul e somente uma brasileira. O professor, Mark, estimulava muito as atividades em grupo. Essas dinâmicas são muito legais, pois obrigava a gente a falar e ouvir histórias sobre as pessoas e seus países.

Uma das dinâmicas que mais marcaram, foi a criação de uma apresentação sobre um ídolo do seu país de origem. O homework (dever de casa) foi bolar uma apresentação oral simples utilizando estruturas gramaticais “discourse markers”.  Sabe qual foi meu ídolo escolhido? Ayrton Senna. Todos curtiram bastante, e o que mais me impressionou foi o quanto uma chinesinha veio me falar que era muito fã dele. Foi um excelente exercício, onde o Mark mostrou a importância dos discourse markers em uma conversa. Ele foi bem claro em dizer que uma conversa sem essas expressões fica muito pobre. Ah, alguns exemplos são: usually, actually, obviously, e outros.

aula na kaplan leicester square
A diversidade dos alunos ajudam as aulas a serem mais interessantes

Todos os dias o Mark trazia materiais diferentes, exercícios e estimulava a participação de todos.  Um dia ele viu que todos nós tínhamos uma deficiência e evitávamos utilizar o past perfect. Aí ele pediu para criarmos exemplos e exercitarmos algumas frases em cima disso. A flexibilidade da condução do conteúdo é uma grande vantagem!

Formatura

Nessa escola a formatura acontece nas quintas-feiras à tarde. Em Chicago, por exemplo, elas são nas sextas-feiras, também à tarde. Então nesse dia fomos pra aula normalmente, almoçamos ali perto da escola e voltamos pra formatura. Logo que chegamos já ganhamos chocolatinho e um netbook pra preencher a Pesquisa de Satisfação, onde respondemos várias perguntas à respeito da escola, método e professores.

graduation day
Ao terminar um curso com a Kaplan, você volta com um vertificado do seu nível de inglês

 

Depois é feita a entrega dos certificados, chamando nome por nome. Aí quem quiser pode fazer a tradicional foto de toga e beca em frente ao mural da Kaplan. Lógico que a gente não ia perder né? Hehe.

Muito legal o depoimento deles, não é mesmo? Eles também fizeram um vídeo contando um pouco mais da experiência:

 

 

Entre em contato

立即分享
Related Posts