A importância de estudar inglês no exterior para a carreira

Estudar inglês no exterior, para muitos é a oportunidade perfeita para se desenvolver profissionalmente. Mas sempre existem dúvidas do quão importante, ou quanto uma experiência no exterior pode influenciar de fato o seu futuro profissional. Para entender melhor como isso funciona, conversamos com Bruna Cristine Sass, Analista de Recursos Humanos, que vai nos explicar a importância de estudar inglês no exterior para a carreira.

Comece com uma introdução com seu nome, idade e profissão

Bruna Cristine Sass, 25 anos, formada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-ISAE). Atualmente atua como Analista de Recursos Humanos pela empresa GD9 Assessoria em Recursos Humanos, Consultoria que atende diversas empresas, nacionais e multinacionais.

  1. Baseado em sua experiência, como você avalia um candidato que estudou no exterior?

O candidato com vivência internacional possui maior facilidade de autogerenciamento e aceitação das diversidades culturais, presente no ambiente dos negócios, pois em um país diferente do seu, e longe de sua zona de conforto, é obrigado a repensar atitudes, pensamentos e valores. Desta forma, desenvolve suas competências de flexibilidade e resiliência ao enfrentar situações, aprimorando e ampliando seu repertório de comportamentos. Com isso, mostra-se mais preparado para o mercado de trabalho quando retorna ao seu país de origem, o qual exige cada vez melhor qualificação para o desenvolvimento de uma carreira.

Estudar Inglês no exterior para a carreira | Kaplan International

 

  1. O inglês é um diferencial para qualquer empresa ou só para empresas internacionais?

O inglês torna-se um diferencial para o candidato mesmo quando se trata de empresas nacionais, pois mostra o interesse por um novo aprendizado independente da solicitação da organização. Além disso, esse profissional pode acompanhar com maior facilidade as mudanças de mercado e demandas do seu negócio no mundo. Importante salientar que o inglês não é exigido apenas para altos cargos, mas também para estagiários e trainees, futuros talentos da empresa.

  1. O candidato que estudou no exterior possui vantagem perante aquele que tem o mesmo nível de inglês, mas nunca saiu do país?

Pode-se pensar que o candidato que estudou fora aprendeu a gerenciar sua vida e a se relacionar com pessoas de diferentes costumes, valores e culturas, além de praticar o inglês diariamente. Isso é um grande aprendizado que  dificilmente consegue ser passado em cursos de idiomas convencionais. Além disso, o conhecimento “em prática” é mais rápido de ser aprendido e retido pelo indivíduo.

  1. Quanto tempo de curso no exterior você acredita que alguém deve ter para obter vantagem no mercado de trabalho hoje?

Para ter um bom resultado, geralmente indica-se um ano, mas tudo depende da disponibilidade financeira de cada indivíduo para se ausentar dos seus estudos ou trabalhos em seu país e se deslocar para realizar o intercâmbio. Para decidir o tempo, é imprescindível também pensar no conhecimento que a pessoa já possui no idioma de interesse, além de compreender qual é o real objetivo com a viagem. Quando se tem a oportunidade de morar no exterior é essencial participar de cursos e não só de idiomas, pois quanto mais próximo da identidade local, mais rápido e motivacional será esse aprendizado. Portanto, independente do tempo que a pessoa permaneça no exterior, é a dedicação ao idioma e à cultura que trará bons resultados para a carreira profissional.

  1. Você recomendaria aos futuros candidatos o intercâmbio em inglês no exterior?

Sim, pois a aplicabilidade de um aprendizado pessoal e profissional dentro de uma organização, após uma vivência internacional, é de grande valia para seus gestores e a para a equipe que fará parte. Desta forma, o intercâmbio é visto como uma espécie de imersão no inglês. Além disso, ao conviver em uma cultura diferente, o candidato quebra certos paradigmas e bloqueios, amplia a visão sobre si, conhece novos mercados, ameaças e demandas do seu negócio e assim, passa a ter vantagem competitiva perante outros candidatos.

Confira os cursos de inglês para negócios Kaplan, e prepare-se para o próximo passo em sua carreira.

立即分享
Related Posts